segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Compreensão


UMA ALIADA PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO

O Texto de Romanos 12.16 é um chamado para não nos considerarmos superiores ao próximo, pois o orgulho consiste em uma das barreiras que impossibilita uma boa comunicação e como consequência afeta a comunhão e o serviço cristão. Quando orientamos o orgulho em direção a sentimentos egoístas nos tornamos soberbos e arrogantes. Em Romanos 14.19, Paulo orienta os cristãos a buscarem a paz e o fortalecimento da fé uns dos outros, ao invés de perdermos tempo com discussões e disputas para ver quem estar com a razão. 
Diferenças e divergências sempre haverá entre todos nós. Façam este pequeno exercício: Em sentido horário ou anti-horário diga cada componente do grupo a própria idade. Logo após isso, percebam e reflitam o quanto a compreensão é necessária em nossa comunicação, porque a idade de cada um de nós corresponde ao período de tempo que levamos para construir as próprias ideias e jeito de pensar. Essa é uma maneira simples de afirmar que a simpatia (a atitude de se colocar no lugar do outro) e a indulgência (a atitude de perdoar as faltas cometidas contra nós) deverão ser nossas reações diante dos conflitos que existirem entre nós neste acampamento.
Se de fato somos discípulos de Jesus Cristo, não há motivo de nos mantermos em uma posição na qual nem o nosso próprio Mestre fez questão de estar, pois “subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo”. (Filipenses 2.6,7). Jesus preferiu não se colocar no lugar de Deus, mas assumiu a forma humana, para se colocar no nosso lugar. Portanto, como discípulos, vamos empreender esforços para sermos compreensíveis com simpatia e indulgência para com o nosso próximo.

Deus nos abençoe com paz em Cristo Jesus e até a próxima.