sábado, 19 de janeiro de 2013

Integridade e seriedade!


“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade.” Tito 2.7

Para que o ensino de Tito fosse capaz de produzir um efeito real na vida das pessoas, ele deveria reforça-lo pelo seu próprio testemunho de vida. O dever confiado a ele foi de não só falar aos homens a respeito de Cristo, mas também de mostrar Cristo a eles. Como? Através do exemplo. Paulo desafia Tito a não somente dar exemplo em palavras, mas SER um exemplo com atitudes. O exemplo sobre o qual o apostolo fala, não era apenas algo do tipo que se podia mostra quando fosse conveniente, mas deveria ser a expressão de um estilo de vida cristão consolidado na integridade e na seriedade.

A integridade é um fator relevante para que o nosso exemplo seja eficaz no nosso trabalho de conduzir pessoas a Jesus Cristo. Na antiguidade, os artistas, quando modelavam o mármore na elaboração de uma escultura, usavam um batedor e um escopro (instrumento usado para lavrar pedras). Quando suas batidas causavam fissuras e falhas nas esculturas, eles completavam as falhas com cera. As esculturas com cera eram as que tinham falhas encobertas e eram vendidas por um preço mais baixo, ou não eram vendidas, pois os olhos dos compradores se voltavam, preferencialmente, para as esculturas sem falhas encobertas, sem cera, do latim “sin ceras”. Da mesma forma, as pessoas nos observam à procura de motivos suficientes para depositarem confiança em nós. 

O outro fator é a seriedade com as coisas de Deus. As coisas referentes a Deus devem ser tratadas com respeito. Quando assim fazemos, isso leva as pessoas a refletirem de maneira mais criteriosa e muitas são até confrontadas pela revelação da Palavra. Sejamos integro na obediência a Palavra e levemos a sério as coisas de Deus, isso revela quem de fato somos: Somos discípulos de Jesus Cristo!